segunda-feira, 19 de março de 2012

O papel das Políticas públicas


A Política pública é definida, segundo a Wikipedia, como um conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, em nosso caso o Estado Brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal visando o atendimento a determinados setores da sociedade civil, e podem ser desenvolvidas com parcerias entre o Governo e Organizações não  Governamentais, assim chamadas ONGs, além da iniciativa privada. Na prática, as instituições privadas, as ONGs e associações devem ter a última palavra na utilização dos impostos arrecadados, e essa é uma tendência que vem preenchendo cada vez mais uma lacuna nas Administrações públicas do Brasil, e vem sendo implantada de baixo pra cima.
            Teóricos da ciência política, como SOUZA(2006) e FERNANDES(2007), defendem que as políticas públicas se manifestam em duas dimensões: Administrativo e Técnico, deixando para cada um – setores público e privado, a sua parte.
            A Tendência às políticas públicas é um processo inevitável, constituindo um caminho sem volta, iniciado pela Globalização no início dos anos 90, quando a intercomunicação de todos os setores e locais, começaram a se tornar menos onerosas e mais facilitadas, abrindo à população um novo paradigma: o acompanhamento passo-a-passo de todo o trabalho público, quer seja na sua cidade, Estado ou União. As pessoas passaram a se interessar mais e a escolherem em que queriam que seus impostos fossem aplicados. As associações ficaram mais fortes, e as empresas passaram a ter uma maior aproximação com as comunidades, se interessando em agir junto aos setores privados pela melhoria estrutural das cidades. Esse pensamento fez com que as empresas acompanhassem de todas as formas as eleições e as Administrações. Esses campos ficaram menos ocultos para a sociedade, que podem agora acompanhar de perto todo o andamento de determinada Administração. E para isso, existem direitos adquiridos, como documentação pública de prestação de contas, e a ação de ONGs junto às comunidades, dando-lhes força e entendimento para cobrarem e agirem se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário